Serviços - PRIMEIRA HABILITAÇÃO
 
    

Requisitos e documentos:

  1. Ter no mínimo 18 anos completos;
  2. Saber ler e escrever;
  3. Trazer os seguintes documentos:
  4. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação;
  5. Cadastro de Pessoas Físicas no Ministério da Fazenda (CPF);
  6. Original de comprovante de residência recente até 90 dias.
  7. Para os candidatos que venham a exercer atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas será obrigatório submeter-se a Avaliação Psicológica específica (Avaliação Psicológica EAR).

 

 

Procedimentos:

  1. Apresentar os documentos na auto escola para que seja realizada a matrícula e marcada foto;
  2. Após fazer foto ir a auto escola agendar os exames de sanidade física, mental e psicotécnico;
  3. Realizar os exames citados acima na data marcada;
  4. Freqüentar o curso de Legislação de Trânsito com carga horária mínima de 45 horas-aula que será agendado na auto escola;
  5. Completado o curso teórico no CFC, realizar o exame de Legislação de Trânsito no DETRAN, que será agendado pela auto escola;
  6. Apto no exame de Legislação, agendar as aulas práticas com carga horária mínima de 25 horas-aula para cada categoria pretendida;
  7. Após término da carga horária mínima prática o instrutor dará uma liberação para marcação do exame prático ou pedirá mais aulas ao aluno caso o mesmo ainda não esteja apto a realizar o teste prático no Detran.
  8. De posse da liberação prática o aluno deve ir até a auto escola solicitar sua marcação de exame no Detran.
  9. Após a aprovação no exame prático aguardar a emissão do documento (Permissão para Conduzir Veículo) que será emitido e enviado pelo correio.


Observações:

  • O candidato à primeira habilitação somente poderá requerer habilitação nas categorias "A" ou "B" ou "AB";
  • O candidato aprovado em todos os exames, receberá a Permissão para Dirigir, válida por um ano;
  • Ao completar um ano da Permissão para Dirigir, o motorista deverá se dirigir ao Detran ou a um CFC, e requerer a Carteira Nacional de Habilitação Definitiva, que só será entregue desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave, gravíssima ou seja reincidente em infração média. Caso o candidato tenha cometido estas infrações deverá reiniciar todo o processo de habilitação o qual chama-se reabilitação de permissão.

 

Exames realizados em Clínica Credenciada pelo Detran:

Exame Médico - O Exame Médico consta de verificação de alguma deficiência física que possa dificultar a condução de veículos, é o exame apurado da capacidade visual. 

Exame psicológico - O exame psicotécnico verifica condições motoras e mentais do candidato à obtenção da Primeira Habilitação, com o objetivo de avaliar a personalidade e as aptidões percepto-motoras e racionais, possui caráter eliminatório.

 

Exames feitos no Detran:

Exame Teórico-Técnico - É a prova escrita ou eletrônica com o objetivo de conferir conhecimentos sobre Legislação de Trânsito, Sinalização, Mecânica Básica, Direção Defensiva, Meio Ambiente, Cidadania e Primeiros Socorros,  conteúdo este que faz parte das aulas teóricas da Auto Escola. Possui caráter eliminatório e será composto de perguntas que possam medir as noções básicas do candidato sobre o trânsito, será aprovado o candidato que acertar 70% ou mais das questões.

 Exame de Direção Veicular - É o exame prático de direção que tem por objetivo avaliar a habilidade do candidato em conduzir um veículo. É composto de baliza e rua para categoria B e fazer a pista de moto para categoria A.